segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dicas Básicas de Fotografia

 

Dicas Básicas para qualquer Câmera

 

Um dos maiores equívocos dos entusiastas da fotografia é achar que precisa de uma câmera profissional top de linha para poder tirar boas fotos. Abaixo seguem algumas dicas que te ajudarão a tirar boas fotos, mesmo com câmeras compactas, ou até mesmo seu celular.

 

Composição

Regra dos terços

 

É quase automático, quando vamos fotografar algum assunto centralizarmos este no meio da foto. Um dos principais segredos de fotos espetaculares está em justamente tirar o assunto do centro da foto.

Para isso podemos utilizar a regra dos terços, que nada mais é do que dividir a sua imagem em 3 espaços iguais fazendo duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Veja imagem abaixo.

 

Note que aparecem 3 pontos na imagem, tente posicionar os assuntos sempre em um desses pontos.

 

 

Horizonte Reto

 

Sempre que tirar fotos de paisagem, ou até mesmo retratos com paisagem de fundo, lembre-se de deixar o horizonte sempre reto. Muitas fotos extraordinárias podem ser arruinadas por não se observar este pequeno detalhe.

 

 

Foco

 

Outro fator muito importante numa foto é o foco. Praticamente todas as câmeras, até as mais simples possuem um botão de disparo com dois estágios, você pressiona um pouco para focar e até o final para fotografar. Algumas câmeras (as profissionais, por exemplo) possuem um aviso sonoro, que indica quando o foco está ok, em outras o sinal é uma bolinha verde no visor.

Lembre-se de sempre checar se o assunto está em foco. Em caso de retratos procure focar sempre os olhos da pessoa fotografada.

 

Flash

Evite usar o flash da própria câmera, a não ser que o ambiente não possua luz suficiente para tirar uma boa fotografia sem flash.

 

 

Horário ideal

 

Procure fotografar sempre no começo da manhã ou no final da tarde, quando a luz do sol está mais suave e as sombras mais longas. As cores ficam muito melhores nesses horários. Busque deixar a luz sempre atrás de você, a menos que queira tirar foto de silhueta, neste caso a foto deve ser tirada contra a luz.

 

 

Com essas pequenas dicas e bastante treino suas fotos vão ficar cada vez melhores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário