quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Canon EOS 650D / Rebel T4i Review




A Canon EOS 650D / Rebel T4i é nova câmera para usuários de entrada do mundo de câmeras SLR (Single Lens Reflex ou Câmeras com espelho, onde o que se vê é exatamente o que aparece na lente). São chamadas também de câmeras semi-profissionais. A Canon já é um sucesso nesse segmento a 20 anos, sendo que o mais difícil pra ela nos últimos dias é descobrir como pode aprimorar ainda mais os modelos dessa categoria. A EOS 650D / Rebel T4i é muito parecida com sua predecessora, a EOS 600D /  Rebel T3i.

Com a melhora das câmeras compactas sem espelhos, as DSLR de entradas tem que oferecer muito mais alem da melhor qualidade de imagem para que possam competir com essas câmeras. Com o acesso cada vez maior a vídeos de qualidade e na era do YouTube, as definições de vídeo são muito importantes. Também é preciso levar em conta a composição pelo visor de LCD já que muitos não são tão familiares com o Viewfinder (Visor pequeno).

A Canon 650D é a primeira câmera DSLR a oferecer Auto-Foco contínuo enquanto grava vídeos, juntando isso à uma melhora no Live View para fotos utilizando o LCD e ela se torna uma câmera com muitas vantagens comparadas as compactas (point and shoot).

Essa câmera também é a primeira SLR a contar com um visor touchscreen com tela capacitiva, típica da maioria dos smartphones de hoje. No modo live view o visor pode ser usado para definir o ponto de foco e disparar a foto.
 

Pontos principais da Canon EOS 650D / Rebel T4i:
 

·         Sensor “Híbrido CMOS” APS-S

·         Autofoco contínuo no modo de vídeo com seguidor de objeto

·         ISSO 100-12800 standard, 25600 expandido

·         5 fps no modo de disparo contínuo

·         9 pontos de foco

·         Grava vídeo de 1080p30 com microfone estéreo imbutido

·         Monitor touchscreen com tela capacitiva

 
 

Detalhes do corpo



Dimensões totais do corpo (imagens do site www.dpreview.com)

 

 
Vista de Topo Canon EOS 650D / Rebel T4i (imagem site www.dpreview.com)

 

 
Visor aberto (imagem site www.dpreview.com)

 

 
Saídas de A/V e HDMI

 

 

Saídas para disparo remoto e microfone.

 

 
Microfones estéreos embutidos (inéditos em câmeras DSLR)

 

 

Flash ativado



 

Exemplo de fotos com a Canon EOS 650D / Rebel T4i

 

 




 
Performance

 

No geral a velocidade de processamento da Canos EOS 650D é bastante satisfatória, ela é bem rápida às entradas do usuário, tanto com os botões quanto com o touchscreen. Navegar pelas imagens também é bem rápido. A câmera pode capturar uma imagem em apenas 0,4 segundos, quando está no modo de foco manual.

 No modo de fotos contínua a Rebel T4i consegue alcançar os 5 fps um grande incremento em relação não só à sua predecessora como a maioria das DSRL deste nível. Claro que a velocidade depende do formato em que se tira a foto, no formato JPEG+RAW por exemplo a velocidade cai de 5 fps para 1 fps com apenas algumas fotos disparadas. Veja a tabela abaixo:

Timing
JPEG Large/Fine
RAW
RAW+JPEG Fine
Frame rate
5.0 fps
5.0 fps
5.0 fps
Number of frames
12
6
3
Buffer full rate
2.5 fps
1.4 fps
1 fps
Write complete
n/a
4 sec
4 sec

 

A EOS 650D usa uma bateria LP-E8 de íons de lithium, encontrada nas duas versões anteriores. Com sua capacidade de 1200 mAH. De acordo com a Canon é suficiente para 440 fotos (padrão CIPA) ou aproximadamente 1 hora e 40 minutos de vídeo.

A vida da bateria é ideal para um dia de fotos normais, no entanto dependendo da aplicação seria inteligente carregar uma bateria reserva ou um grip BG-E8 que permite a utilização de duas baterias bem como pilhas AA.

 Conclusões
 
Prós

  • Touchscreen capacitivo, com interface bem intuitiva e eficiente
  • Boa qualidade de imagem com um bom balanço de detalhe e redução de ruído no formato JPEG
  • 5 fps com amplo buffer no modo JPEG
  • Microfones estéreos embutidos
Contras

  • Performance lenta no modo live view comparada com câmeras sem lentes
  • Um pouco mais de ruído do que seus pares
  • Bateria com vida útil menos do que outras DSLR nesta classe.

 Para usuários que estão fazendo um upgrade de câmeras compactas para uma DSRL, a EOS 650D oferece um avanço significante em qualidade de imagem e conforto no manuseio da câmera. Os 5 fps são bem úteis para fotos de esportes ou ação. E para aqueles que querem ter total controle no processo de imagem, os controles de exposição manuais, combinadas com um bom conversor RAW ajuda a tirar o maior proveito de suas imagens.

Com uma boa qualidade de imagem com um modo fácil de ser operada a EOA 650D / Rebel T4i deixa a desejas apenas no modo live view aonde ainda é lenta em comparação as câmeras compactas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário