domingo, 27 de janeiro de 2013

TIRANDO MÁXIMO PROVEITO DE SUA CÂMERA


 
Ao comprar uma câmera com mais recursos, que não seja uma compacta do tipo “apontar e disparar” a primeira dica importante é: FUJA DO AUTOMÁTICO. Isso mesmo para poder tirar proveito maior de uma câmera com mais recurso você precisa aprender a usar sua câmera no modo manual. Não deixe que a máquina defina tudo para você, utilizando o modo manual você terá como deixar que a criatividade faça parta das suas fotos.

Mas para isso você precisa saber o básico, são 3 componentes básicos que determinam a exposição, ou seja a quantidade de luz da fotografia. Os componentes são:

1.       Abertura da lente:  é o tamanho da passagem de luz pela lente, normalmente representada pela letra f quanto maios o valor de f menos luz passa pela lente. Ou seja numa abertura de f4 passará mais luz do que em uma abertura de f11.

2.       Velocidade do obturador: é a velocidade com que a foto é tirada. Quanto maior a velocidade menos luz entra pela lente da câmera, e consequentemente mais escura a foto vai ficar. No entanto deve-se ter cuidado com objetos em movimento pois os mesmos poderão aparecer “borrados” quando se utiliza uma velocidade baixa. Claro que esse efeito pode ser proposital e resultar em fotos fantásticas.

3.       ISO:  é a sensibilidade do sensor à luz quanto maior o valor mais sensível o sensor será à luz. Vale lembrar que fotos com ISO muito altos geram ruídos nas fotos.

Entendendo bem esses três componentes e como um influencia o outro você dominará a exposição das suas fotos e poderá começar a criar novos efeitos em suas fotos.
 

Um comentário:

  1. Opa

    Você disse que "quanto maior a velocidade mais luz entra pela lente da câmera", acho que se confundiu...

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei cara, boas explicações. Eu também moro em Joinville e também tenho uma D3100, coincidência kk...

    Valeu

    Alesson

    ResponderExcluir